Este é um registro do Vale do Anhangabaú em 1967, onde vemos a lateral do Palacete Riachuelo e seu vizinho, o Hotel São Paulo.

1967 – Vale do Anhangabaú – Concursos de Fanfarras – Rádio Record – Reginaldo Martins

Na época, a Rádio e TV Record patrocinava o Concurso Estadual de Fanfarras e Bandas de SP. Na foto, a fanfarra do Instituto de Educação Silva Prado, de Jacareí. A imagem foi enviada pelo leitor do blog do Sampa Histórica, o Reginaldo Martins faz parte de seu acervo pessoal, presente de um amigo que participou desse concurso e era aluno do Instituto (o Reginaldo também foi aluno). Naquele ano, foram vice campeões de São Paulo, categoria de fanfarras.

O campeonato da Rádio e TV Record era o mais prestigiado. Os desfiles eram na Avenida são João, com transmissão ao vivo para o rádio e a televisão. Os participantes eram divididos em várias categorias, de acordo com os instrumentos e a idade dos integrantes. Os critérios de escolha eram rígidos, levavam em conta a qualidade musical, a apresentação e até a disciplina dos integrantes na concentração antes do desfile.

Por ser uma competição nacional, as apresentações eram aos domingos (a partir de 7 de setembro), por etapas: eliminatória (com as melhores escolas de cada região da cidade; final-capital (classificação dos melhores grupos da cidade); e final-nacional (com as melhores de todo o Brasil em cada categoria e a campeã geral, que recebia a medalha cívica da juventude).

Em 1982, foi realizada a última edição do Campeonato da Record, mas para que o confronto nacional continuasse, algum tempo depois uma conceituada comissão técnica organizou o Torneio Campeã das Campeãs.

Esta reportagem está no site Sampa Histórica.

O concurso da Rádio e TV Record foi um marco para a cidade de São Paulo.

Caso vocês tenham mais informações, fiquem a vontade para compartilhar conosco. Nosso e-mail é faleconosco@planetabandas.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here