Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais (CPesFN) da Marinha do Brasil divulga Concurso Público que visa à admissão ao curso de Formação de Sargentos Músicos do Corpo de Fuzileiros Navais.

Ao todo, a seleção abre 40 vagas, sendo que seis são reservadas para candidatos autodeclarados negros. As oportunidades englobam diversas áreas, conforme distribuição abaixo.

Contra Baixo Acústico (uma vaga), Flauta Transversal (uma), Eufônio Bb (duas), Tuba em Bb (quatro), Saxofone Alto (três), Saxofone Tenor (duas), Trompete em Bb (cinco), Trompa (duas), Trombone Tenor (quatro), Percussão (cinco), Fagote (uma), Oboé (uma), Violoncelo (uma), Clarinete Baixo Bb – Clarone (uma) e Clarinete em Bb (uma).

Para participar da seleção pública, os candidatos devem preencher os seguintes requisitos:

  • Ambos os sexos;
  • Ter ensino médio completo;
  • Ter idade entre 18 e 24 anos completos;
  • Ter altura mínima de 1,54m e máxima de 2,00m;

Alunos que concluírem o Curso de Formação com aproveitamento serão nomeados terceiro-sargento, fazendo jus a remuneração de R$ 3.825,00.

Além disso, terão direito a alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica e remuneração atinente à sua graduação, como ajuda de custo para suas despesas pessoais.

Inscrições

O período de inscrições para o novo concurso Marinha serão abertas em breve! As candidaturas serão aceitas das 8h do dia 1º de abril às 23h59 do dia 29 do mesmo mês. As solicitações de participação serão recebidas exclusivamente via internet, pelo site www.marinha.mil.br/cgcfn.

Valor de R$ 74,00 será cobrado como taxa de participação.

Provas

De acordo com o edital, o presente concurso avaliará os candidatos por meio das seguintes etapas:

  • Exame de escolaridade (prova específica de música e prova de expressão escrita);
  • Prova prática de música;
  • Verificação de dados biográficos;
  • Inspeção de saúde;
  • Teste de aptidão física de ingresso;
  • Avaliação psicológica;
  • Verificação de documentos.

Ainda conforme as disposições do regulamento, a avaliação específica de música constará de 25 questões de múltipla escolha. Serão cobrados conteúdos de escala geral, enarmonia, história da música, intervalos, modulação, acordes, escala cromática, entre outros temas.

A prova de expressão escrita, por sua vez, consistirá na elaboração de um texto dissertativo versando sobre assunto de importância nacional ou fato atual.

O exame de escolaridade tem aplicação prevista para 29 de junho de 2019. Os locais de prova serão divulgados no site da marinha em data oportuna.

O Curso de Formação de Sargentos Músicos do Corpo de Fuzileiros Navais (C-FSG-MU-CFN) dura aproximadamente 18 semanas e é realizado em regime de internato e dedicação exclusiva.

O edital completo pode ser baixado aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here