A Federação de Fanfarras e Bandas do estado de Rondônia (Fefaber) estará realizando no próximo dia 27 e 28 de Abril na cidade de Rolim de Moura, o I encontro Estadual de Regentes, Maestros, Coreográfos e dirigentes do movimento estudantil de bandas e fanfarras.

O evento tem como principal objetivo a reativação das atividades da Fefaber no cenário estadual, promover a arte e a  cultura, através da iniciação musical na rede estadual, municipal e particular de ensino, resgatar as tradições cívicas nas escolas e contribuir na formação educacional dos alunos.

O estado de Rondônia conta com aproximadamente 360 corporações musicais em atividades, entre Fanfarra Rítmicas, Melódicas, Bandas Marciais e Banda Musicais, com a participação de aproximadamente 3.900 alunos.

Rondônia se destaca no cenário nacional como um dia grandes formadores de jovens músicos instrumentistas. A meta é continuar trabalhando para que esses números continuem aumentando e, para isso, contamos muito com o apoio e a parceria entre governo do estado e prefeituras. Nossas corporações na sua grande maioria encontram-se com seus instrumentos e materiais de reposição totalmente sucateados, alguns sem nenhuma condição de uso.

Estudos comprovam que o aprendizado da música permite um enriquecimento intelectual que quando devidamente sedimentado  num contexto intelectual educacional, proporciona ao indivíduo o desenvolvimento do raciocínio, da coordenação motora, da lógica, tornando mais fácil a compreensão de todas as outras matérias.

“Quando o aprendizado da música é associado a participação dos jovens,como é o caso das fanfarras, os benefícios se apliam também sob o ponto de vista social. Essa participação induz a pessoa à convivência, à noção de equipe e a conscientização de que os fins só se tornam reais quando todos colaboram para a sua consecução”, afirma o professor Admilson Knightz, um dos organizadores do evento.

share

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here