Como foi o 4º Concurso de Santos – SP

0
550

Fotos do evento -> Acesse aqui


SENSACIONAL ! ÚNICO ! INCOMPARÁVEL !

A quarta edição do Concurso de Santos – SP, realizado no último dua 07 de julho na Av. Conselheiro Nébias (Boqueirão) foi um sucesso grandioso como o evento, que foi retomado em 2016, e resgata os grandiosos concursos que aconteciam na cidade de Santos, dos anos de 70 e 80.

O público estimado em mais de 4000 pessoas, lotou a avenida. Senhoras e Senhores de mais idade se emocionaram com as apresentações, e também o grande número de jovens e turistas que estavam na praia puderam acompanhar este evento único, no cartão postal do litoral paulista.

O evento já consegue se superar e ser considerado por muitos como o maior concurso do ano de 2019 no estado de São Paulo, em conjunto com o Cofaban de Caieiras.

O maior destaque do evento é a apresentação da banda do Lar das Moças Cegas, que abrilhantou e levou a emoção ao público presente.

DESTAQUE – LAR DAS MOÇAS CEGAS

O primeiro objetivo da instituição foi tirar a moça cega da marginalização e oferecer-lhe um sistema de educação e integração à sociedade. Por sugestão de Nelson Serra, a Instituição foi nomeada “Lar das Moças Cegas” que, desligada do Instituto de São Paulo, tornou-se um órgão independente com a finalidade de assistir e educar a mulher cega da região.

Em 1988 a Instituição passou a atender também deficientes visuais do sexo masculino oferecendo- lhes as mesmas oportunidades e direitos. No final da década de 90 a organização deixou de ser um internato.

Desde 1995 o LMC é administrado pelo presidente Carlos Antonio Gomes, Calucho. Com dinâmica visão empresarial, concede uma imagem inovadora à organização.

Em 2017, o Lar das Moças Cegas decidiu expandir os horizontes e, visando novos caminhos, criou Área de Projetos, objetivando o crescimento da Instituição.  Ao longo do ano foram muitas reuniões e muitas discussões para encontrar a melhor maneira de conseguir colocar todos os sonhos em prática.

Atualmente contam com a parceria de duas grandes empresas: A Fundação Cargill, que apoiou a criação da Padaria Inclusiva, onde é desenvolvido o curso de panificação, e a Companhia Docas do Estado do São Paulo – CODESP que deu condições de melhoria para a Banda Musical e Coral Raio de Luz na aquisição de novos uniformes e instrumentos musicais.

Banda Musical e Coral Raio de Luz

O Projeto Banda Musical e Coral foi um dos 12 projetos contemplados pelo patrocínio da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). A Banda do LMC tem como objetivo o desenvolvimento e a inclusão do deficiente visual por meio da música.

NOTA: O que mais chama a atenção são os guias que conduzem os músicos na marcha. Algo diferente e emocionante. É a inclusão no meio de bandas e fanfarras.

Informações para apresentações email: secpede@lmc.org.br

Conheça mais sobre o lar das moças cegas em http://www.lmc.org.br/

O CONCURSO

As 26 corporações que estavam competindo fizeram performances com muito ritmo, sincronismo e criatividade. O evento contou com a participação de grupos da Baixada Santista, Litoral Norte Paulista e Grande São Paulo.

As disputas ocorreram nas categorias Banda de Percussão Sênior, Banda Marcial Infanto juvenil, Livre Sênior e Banda Marcial Sênior. A categoria Infanto Juvenil contempla jovens com até 18 anos completos este ano. Já a Sênior é destinada a pessoas com mais de 18 anos.

Os grupos foram avaliados por júri especializado nos quesitos Apresentação, Aspecto Musical, Linha de Frente, Baliza e Mor. A premiação ocorreu por volta das 14h30.

Mais de importante a apresentação de todas as corporações, o destaque do evento foi a apresentação da banda do Lar das Moças Cegas, que abrilhantou e levou a emoção ao público!!!

RELATOS

A psicóloga Magali Horcel teve a memória afetiva despertada pelas apresentações do 4º Concurso de Bandas e Fanfarras de Santos. No fim da década de 1970, chegou a competir fora da Cidade pela banda do colégio Coração de Maria, em que tocava marimba.

“Houve uma época em que as bandas eram muito ativas em Santos. Estou gostando de ver os representantes de várias cidades aqui. Para quem já foi de banda é muito forte a sensação”, destaca.

O objetivo é resgatar a fama de Santos como capital das bandas, como era conhecida décadas atrás, de acordo com Márcia Meirelles de Paula Conceição, presidente da Banda Família do Bem, organizadora do evento, apoiado pela Secretaria de Cultura de Santos.

“Tínhamos cerca de 50 bandas em Santos no passado, tradição que permaneceu forte no interior. A Banda Família do Bem é formada por pessoas que participaram dos grupos do Colégio Santista, Ateneu Santista, Cosipa, entre outros, e que se uniram com novos integrantes para resgatar essa tradição. Propusemos o concurso para a Prefeitura, que apoiou essa iniciativa, que cresce todos os anos”.

Resultados

Esses são os resultados, enviados pela Organização:

Categoria Livre

Corpo Musical – Banda Marcial Maria de Lourdes Borges Bernal – Santos SP
Corpo Coreográfico – Banda da Escola Municipal Usina Henry Borden – Cubatão SP
Mor – Escola Usina Henry Borden – Cubatão
Baliza – Escola Usina Henry Borden – Cubatão

Categoria Banda Marcial Juvenil

Corpo Musical – Banda Marcial de Louveira (SP)
Corpo coreográficos – Banda Marcial de Louveira (SP)
Mor – Banda Marcial de Louveira (SP)
Baliza – Banda Marcial de Louveira (SP)

Categoria Fanfarra Simples Sênior

Corpo Musical – Fanfarra Municipal de Potim (SP)
Baliza – Fanfarra de Miyoji Kayo – Miracatu (SP)

Categoria Banda de Percussão Sênior

Banda de Percussão – Prof. Luiza Helena de Barros – São Sebastião (SP)
Corpo Coreográfico – Prof. Luiza Helena de Barros – São Sebastião (SP)

Categoria Banda Marcial Sênior

Corpo Musical – Banda Municipal de Itanhaém
Corpo Coreográfico – Banda Municipal de Itanhaém
Mor – Banda Municipal de Itanhaém
Baliza – Banda Municipal de Itanhaém

Classificação Geral

1) Banda Municipal de Itanhaém
2) Banda de Percussão Dr Roberto Amaury Galliera – Guarujá
3) Banda Marcial Professor Florestan Fernandes – Santos
4) Banda Municipal de Louveira (SP)
5) Fanfarra Benedito Cláudio – Guarujá


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here