Publicado nas redes sociais e com a autorização do Presidente da FFABERJ, Thiago Farias, um relato de como foi o Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras do Rio de Janeiro, realizado dia 30 de Setembro de 2018:

SOBRE O CAMPEONATO ESTADUAL 2018

Prezados integrantes do movimento das Bandas e Fanfarras do Estado do Rio de Janeiro.

Mesmo na conjuntura que desfavorecia a realização do referido evento e tendo sido transparente com os filiados no dia da eleição, que o campeonato não era nossa prioridade, após conversa com 4 cidades interessadas, resolvemos realizar. Sabíamos das dificuldades que poderiam surgir e buscamos planejar os detalhes ao máximo para minimizar os erros.

Iniciamos a produção 3 meses antes do evento, protocolando ofício junto a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de São Gonçalo em parceria com a Orquestra Municipal de São Gonçalo, destacando as responsabilidades de cada entidade e demos início ao processo de produção e cronograma de organização. Aproveito para agradecer imensamente Gerly Sueth (maestro da Omsg Orquestra), Marcelly Sueth (Omsg Orquestra) pelo incansável trabalho.

Tivemos ainda paralelamente durante este período de produção um longo trabalho da equipe Ffaberj Rio, com elaboração de capacitação para jurados, elaboração de peças de marketing, cuidado com cada item para o dia do evento (considerando o regulamento vigente), visitas técnicas ao local do evento e reuniões de produção. Agradecimento especial a toda a diretoria executiva, assessorias, CTE e em especial 5 pessoas que se doaram de corpo e alma para alcançarmos o objetivo, são eles: Marcus Carvalho (Diretor Ômega/Pres. Conselho Fiscal), Luciana Queiroz (Diretora Ômega/ Pres.TED) e Cristina Pacheco (Financeiro Ômega/Coord. Regional); Andréia Marssau (Secretária CTE) e Edgar Aprígio (Pres. CTE).

Agradeço também aos amigos de bandas e fanfarras que aceitaram ser voluntários e nos ajudaram no apoio ao evento. Aproveito para dizer que os certificados foram emitidos e precisamos combinar o processo de entrega.

Na manhã do evento tivemos a notícia da falta de três jurados por motivos de força maior;precisamos realocar os jurados disponíveis e nos reorganizar. Soubemos também que o lanche não seria o acordado no planejamento do evento e precisamos buscar alternativa como a observada pelos senhores com frutas, biscoitos e sucos. A equipe da prefeitura também foi reduzida e sobrecarregou nosso pequeno porém gigante time e tivemos dificuldade de transporte de alimentação que não foi feita na escola base que nos cedeu apenas o espaço para acomodar.

Mesmo com estas dificuldades creio que o saldo foi positivo e pudemos contar com muitos apoios de outras entidades no evento, foram elas: Kairos Instrumentos Musicais com seu stand no evento, …imprensa…, Liga das Bandas com os companheiros Vini Lemos, Silvio Sodré ajudando imensamente e Rodrigo Fontes fazendo a locução. Isto mostra que somar forças nos faz maiores e mais fortes.

O que vimos foi o espetáculo promovido pelas bandas, em um lindo lugar, com público desde o início até o final. Corpo musical, balizas, mores, coreográficos, enfim, TODOS nós mostramos que nosso movimento ainda está vivo e que podemos muito JUNTOS!

Fiquem a vontade para qualquer questionamento sobre planilha, avaliação ou qualquer coisa referente ao julgamento. Peço que façam por escrito através do email secretariaffaberj@gmail.com que avaliaremos cada caso e daremos a resposta adequada.

Tivemos infelizmente três brigas no evento, que muito nos envergonha, por estas pessoas fazerem parte do movimento e não respeitarem nossa confraternização. Fui informado que o causador já havia planejado com antecedência e isso me entristece ainda mais. Precisamos saber que nosso movimento é visto pelas atitudes e que reclamar da falta de ajuda do poder público não adianta, precisamos ser e nos comportar como profissionais, banindo e repudiando este tipo de postura de nosso meio. O TED está avaliando a postura a ser tomada com base e testemunhas e vídeos dos acontecimentos.

Peço que possamos analisar as anomalias do nosso regulamento e possamos corrigir no próximo congresso, que possamos estar cada vez mais unidos, participar mais das reuniões, que possamos ter espírito de pertencimento, que possamos fortalecer nosso movimento mais e mais.

Muito obrigado e estou disponível para ajudar sempre!

Tiago Farias.
Presidente da FFABERJ – Federação de Fanfarras e Bandas do Estado do Rio de Janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here