ABANFARE – PE comemora o Dia Nacional de Bandas e Fanfarras

“O Dia nacional de bandas e fanfarras contou com várias apresentações que foram da Região Metropolitana do Recife ao Sertão de Pernambuco.”

A Coordenação de Ações Culturais – C.A.C e Abanfare organizaram um desfile que se concentrou na G.R.E. Recife Sul e saiu em desfile até a Secretaria de Educação no bairro da várzea, com a presença das bandas das Escolas: Senador Nilo de Souza Coelho, Murilo Braga, Marechal Costa e Silva, Dr. Luiz Cabral de Melo. Já na tarde a Escola Saturnino de Brito que tem como Regente o professor Mario Jorge desfilou pelas ruas do bairro dos Prazeres comemorando o dia Nacional de Bandas e Fanfarras. Em Afogados da Ingazeira no sertão de Pernambuco, as escolas EREM Monsenhor, Colégio Normal Estadual e Cônego João Leite também realizaram apresentações pelas ruas da cidade, em Iguaraci, a Escola Rosete Bezerra sob o comando do Regente Fausto Eduardo também realizou a sua apresentação.


Saiba mais sobre a ABANFARE – PE

É uma associação sem fins lucrativos, criada no ano de 1997, com a finalidade de nortear os maestros, incentivando-os a: se qualificarem, começar os ensaios das Bandas junto com o ano letivo, com vistas para a formação ética e pedagógica dos estudantes, fomento à cultura, organização, coordenação e realização dos: desfiles, encontros, capacitações, concursos e festivais de Bandas e Fanfarras.
Nos primeiros anos a ABANFARE-PE, tornou-se parceira das forças armadas na organização do desfile oficial do 07 de setembro, onde é responsável até hoje, pelos pelotões da rede Estadual e Particular de ensino além das entidades civis que participam do desfile, deu apoio aos encontros de bandas nos bairros e assumiu o legado dos concursos quando o 4º exército deixou de promove-los criando os concursos tradicionais existentes até hoje.
Com o passar dos anos o seguimento ficou mais fortalecido, os projetos foram tomando uma nova dimensão. O então Governador do Estado de Pernambuco o Sr. Eduardo Campos, ( em memória ) firmou um decreto lei que prevê, que a Copa Pernambucana de bandas e fanfarras, seria uma das prioridades tratadas na secretaria de educação; Surgiu então a I COPA PERNAMBUCANA DE BANDAS; e o convênio de cooperação técnica com a secretaria de educação do estado.

Atualmente a ABANFARE – PE é convêniada à ANNEBAF e a CNBF.

A I Copa Norte Nordeste foi realizada , no município de Igarassu em 2008. O Estado de Pernambuco é o maior vencedor desta copa; sendo heptacampeã, trazendo premiação todas as etapas e categorias que disputou.Em 2013 a ABANFARE -PE realizou a I copa Nacional na cidade do Recife.

A ABANFARE – PE tornou-se líder em organização de eventos marciais, principalmente pela quantidade de bandas participantes em cada etapa, pela qualidade, credibilidade, pontualidade e pelo sucesso de público presente; estamos realizando a VIII Copa Nacional de Bandas e Fanfarras com visitas para intercâmbio entre as escolas e fomento às diversidade culturais.
O Estado de Pernambuco tem se destacado pelas políticas de inclusão social através de suas ações, garantindo educação adequada e acessibilidade à cultura; Uma de suas ações consiste no apoio à ABANFARE – PE, através de investimentos em música. A Copa Pernambucana reúne 262 bandas, realiza dez etapas, pelas micro regiões do estado, mobilizando aproximadamente 13.100 estudantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here