Em 1993, no dia 27 de abril, a Banda Sinfônica Juvenil do Estado de São Paulo – atual Banda Sinfônica Jovem do Estado – realizou o seu primeiro concerto no Memorial da América Latina. Sob a batuta da maestrina Mônica Giardini, o grupo apresentou o programa Autores Consagrados do Jazz e suas Influências na Composição Erudita Contemporânea. Em 2018, a Banda Jovem comemora 25 anos de atividades com uma temporada festiva e um programa de aniversário em outubro.

A Banda Jovem do Estado faz parte dos grupos de formação e difusão artística da EMESP Tom Jobim, e equilibra em seus programas o repertório tradicional de banda sinfônica com arranjos de peças eruditas, composições populares e concertos temáticos. Com uma proposta que proporciona vivência pedagógica e prática artística versátil aos bolsistas, a Banda os prepara para a rotina profissional, por meio de ensaios intensivos e concertos de grande apelo popular.

Sua diversidade sonora, que transita entre o tradicional e o contemporâneo, é exemplo de sucesso de público em cada palco em que se apresenta, tanto na cidade de São Paulo quanto no interior do Estado. Além da convivência com renomados músicos brasileiros, a Banda Sinfônica Jovem possibilita intercâmbio internacional aos bolsistas, que tem a oportunidade de conhecer, aprender e dividir o palco com maestros e solistas de outros países.

Criatividade e inovação caracterizam a Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Constituída em 1993, o grupo faz parte dos grupos de formação e difusão artística da EMESP Tom Jobim, e equilibra em seus programas o repertórios tradicionais e contemporâneos, com composições recentes, arranjos de obras eruditas, peças populares e concertos temáticos. Com uma proposta que favorece a vivência pedagógica e uma prática artística versátil, os bolsistas da Banda se preparam para a rotina profissional por meio de ensaios intensivos e programas estilisticamente variados, explorando a diversidade sonora e técnica própria do repertório de banda sinfônica. No ano em que comemora seu 25º aniversário, a Banda Sinfônica Jovem do Estado segue desempenhando seu papel na linha de frente da música paulista, interpretando compositores contemporâneos e privilegiando a música recente, sempre viva, em suas apresentações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here