RS – Banda Musical de Quatro Irmãos participará do Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras

0
166

Pela primeira vez em sua história a Banda Musical de Quatro Irmãos, participará do Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, que acontecerá nos próximos dias 03 e 04 de dezembro, na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro.

De acordo com o regente da banda, Adelar Millitz, a entidade que tem cerca de 15 anos também será a primeira do interior do estado a representar o Rio Grande do Sul na competição.

“Conquistamos a vaga vencendo o estadual em 2019, mas devido a pandemia apenas agora será realizada o nacional”, comenta.

A banda que conta com cerca de 50 componentes, grande parte alunos das escolas de Quatro Irmãos é formada por pelotão de bandeiras, corpo coreográfico, balizas, corpo musical. Além da direção e professores da entidade, que teve início na escola estadual do município e atualmente conta com apoio da prefeitura sendo um projeto musical gratuito para a comunidade.

“A grande inspiração do início da banda, foi o projeto da Banda Marcial Professor Mantovani de Erechim. Por isso, somos uma entidade independente, ou seja, com direção própria, mas sem o apoio do poder público, não seria possível seguir com o projeto. Inclusive graças ao município de Quatro Irmãos, conseguiremos pagar os custos de transporte e alimentação de todos os integrantes. Temos aqui um trabalho exemplo para outras cidades, com uma lei municipal que garante e incentiva o trabalho da banda marcial”, explica Milltz.

Regente da banda há nove anos, Adelar, explica que a competição é dividida em categorias; sendo que a Banda de Quatro Irmãos participará na categoria Banda Marcial de Instrumentos de Sopro – Juvenil.

Apoio da Comunidade

Além da prefeitura a banda também conta com apoio da comunidade para manter seus custos, por isso, realiza várias ações ao longo do ano, e uma delas, um almoço beneficente, acontecerá neste domingo, dia 27.

“Nosso objetivo é sempre que os alunos possam participar sem qualquer custo das atividades. Os ingressos podem ser retirados com integrantes”, pontua.

Mensagem de Ernesto Fagundes

Uma das músicas apresentadas pela banda no campeonato nacional será “Origens” dos Os Fagundes. O músico Ernesto Fagundes, ao ficar sabendo da homenagem fez questão de enviar um arrecado aos integrantes da banda.